Vacina

Antes de Viajar; veja abaixo, o aconselhamento CIVES:

O risco de adoecimento durante uma viagem depende de fatores como a susceptibilidade do indivíduo (influenciada por antecedentes vacinais e de doenças, doenças concomitantes e utilização de medicamentos) e as características da viagem programada (roteiro, época do ano, duração, tipo de atividade, condições de alojamento, disponibilidade de assistência médica). Para minimizá-los, é importante procurar orientação médica com antecedência.

As vacinas necessárias devem ser aplicadas com antecedência para que produzam efeito protetor adequado (para algumas é preciso mais de uma dose). Os medicamentos profiláticos, quando indicados, devem ser iniciados antes da viagem, para a detecção de possíveis efeitos colaterais.

Planeje detalhadamente o seu o roteiro. Leve em consideração as diferenças climáticas e de fuso horário.
Procure orientação médica especializada com antecedência de pelo menos 30 dias.
Verifique os riscos de aquisição de doenças nos lugares para onde vai viajar.
Informe-se sobre a necessidade de atualização de vacinas e da adoção de outras medidas de proteção para reduzir o risco de aquisição de doenças.
Em diversos países (África, América Central e do Sul, Subcontinente Indiano, Sudeste Asiático etc) é exigido Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela, como condição para entrada. No Rio de Janeiro, a vacinação é realizada na Secretaria de Estado de Saúde, na Rua México, 128 - térreo => tel. 240-2768 (a vacinação é feita, geralmente, de 10 às 11:00 h e de 14 às 15:00 h).
Consulte o seu médico, se estiver sob tratamento de qualquer doença.
Os medicamentos contra diabetes podem necessitar de ajuste, em função de alterações de fuso horário.
Caso faça uso de remédios, obtenha um certificado médico especificando o medicamento, seu princípio ativo e a quantidade que estará em seu poder. Isto é importante para as inspeções alfandegárias.
Faça uma revisão dentária.
Os portadores de deficiências físicas, que necessitem de auxílio para locomoção, devem entrar em contato com a transportadora para obtenção de apoio. Informe-se com o seu agente de viagem.
Verifique a cobertura do seu seguro em relação a viagens. Informe-se com o seu agente de viagens sobre seguro-saúde.
Certifique-se de que o passaporte e os vistos necessários encontram-se válidos. Faça uma fotocópia de ambos e guarde-as separadamente dos originais. Isto facilitará a obtenção de novos documentos, caso venha a perdê-los.
Preencha a última página do passaporte informando quem deve ser avisado em caso de urgência.
Tenha à mão os endereços e os telefones das representações diplomáticas do Brasil mais próximas do seu destino. Isto pode ser importante, caso venha a ter problemas jurídicos ou médicos.
Lembre-se de que quando estiver em outro país você estará submetido às leis locais.
Procure saber e respeite as leis, costumes e tradições culturais dos lugares por onde passar.
Informe-se sobre a situação política e de saúde dos lugares para onde está se dirigindo.
Se viajar de carro, antes da partida informe-se sobre a necessidade de carteira internacional de habilitação e sobre as leis de trânsito locais, junto à representação diplomática do país de destino.
Procure aprender algumas expressões básicas da língua local.
Em caso de viagem para países que estão ou estiveram recentemente em guerra, procure informações sobre as áreas de risco de acidentes com minas terrestres explosivas. Não ande por áreas desabitadas ou evitadas pela população local. As embaixadas e os consulados, em geral, possuem informações mais precisas sobre as áreas minadas.
O aconselhamento de viajantes no Cives é uma consulta médica. Não pode, portanto, ser feito por telefone ou por e-mail. As consultas no Cives podem ser agendadas pessoalmente, pelo telefone (021) 562-6213 ou por e-mail (agenda@cives.ufrj.br).

Medidas de proteção
Doenças Transmitidas por Insetos
Malária | Febre Amarela | Dengue

Certifique-se da necessidade de vacinar-se contra a febre amarela ou de atualizá-la (validade de10 anos, a partir do décimo dia da aplicação inicial). No Rio de Janeiro, a vacinação, com emissão de Certificado Internacional de Vacinação, é realizada pela Vigilância Sanitária na Secretaria de Estado de Saúde, na Rua México, 128-térreo (tel: 2402768).
Dependendo do roteiro, do tipo de atividade e tempo de permanência poderá ser necessária também a vacinação contra a encefalite japonesa (não disponível na Rede Pública).
Procure hospedar-se em locais que disponham de ar-condicionado. Se isto não for possível, utilizar mosquiteiros impregnados com permetrina (mantém-se efetivo durante vários meses) e inseticida em aerosol nos locais fechados onde for dormir.
Use repelentes na pele à base de DEET (Autan®, Off®) enquanto estiver ao ar livre. Lave a pele, para retirar o repelente, quando for permanecer em locais fechados.
Leia cuidadosamente as recomendação do fabricante do repelente. As concentrações máximas recomendadas de DEET são de até 30% para adultos e até 10% para crianças.
Tenha cuidado para não aplicar DEET nos olhos, na boca ou em ferimentos.
Não aplique DEET nas mãos de crianças pequenas, pelo risco de contato com olhos e boca.
Use calças e camisas de manga comprida sempre que possível, para reduzir a área corporal exposta às picadas de insetos.
Use repelentes na roupa à base de permetrina (Kwell®) ou deltametrina (Deltacid®, Deltametrina®).
Certifique-se ainda, através da consulta médica, da necessidade de quimioprofilaxia para a malária, que caso indicada deverá ser prescrita pelo médico.

Medidas de proteção
Doenças Transm. p/ Ingest. Água, Alimentos
Cólera | HepatiteA | Poliomielite

Certificar-se da necessidade de vacinar-se contra hepatite A, febre tifóide e poliomielite.
Hospedar-se em áreas com infra-estrutura adequadas (água e esgoto tratados).
Lavar sempre as mãos com água e sabão antes do preparo de alimentos e das refeições
Consumir bebidas engarrafadas ou enlatadas industrialmente. Refrigerantes, cervejas e vinhos são geralmente seguros.
Não beber água mineral, refrigerantes ou cerveja diretamente de latas ou garrafas, sem lavá-las adequadamente. Utilizar canudo plástico ou copo limpo.
Café e chá preparados com água fervida e bebidos ainda quentes não constituem risco.
Comer alimentos cozidos ou fervidos, preparados na hora do consumo.
Utilizar água mineral gasosa engarrafada industrialmente, que em geral tem menor o risco de transmissão de doenças.Quando não for possível, beba água clorada ou fervida. Exitem comprimidos contendo diversas concentrações de cloro. Observe atentamente as instruções dos fabricantes em relação à concentração adequada para diferentes volumes e finalidades de utilização da água .
Não consumir alimentos mal cozidos preparados à base de ovos (como maionese caseira), molhos, sobremesas tipo mousses, sucos, sorvetes e gelo.
Evitar o consumo de leite não pasteurizado e de bebidas não engarrafadas industrialmente.
Evitar legumes e frutas cruas que não possam ser descascados ou desinfetados no momento do consumo. Os legumes são facilmente contaminados e difíceis de serem lavados adequadamente.
Não consumir bebidas, sucos, sorvetes, gelo ou qualquer tipo alimento adquirido com vendedores ambulantes.
Utilizar água tratada (ou mineral) para escovar os dentes.

Medidas de proteção
Doenças Trans Através do Contato c/ Água
| Leptospirose |

Procure hospedar-se em áreas com infra-estrutura adequadas (água e esgoto tratados)
Evite hospedar-se em locais sujeitos a inundações freqüentes.
Utilize apenas água clorada para beber e banhar-se.
Não tome bebidas diretamente de latas, sem lavá-las adequadamente (risco de contaminação com urina de rato). Utilize copo limpo ou canudo plástico.
Evite banhar-se em lagos, lagoas ou rios sem conhecimento prévio dos riscos.
Evite exposição desnecessária à água ou lama, em caso de inundações.
Use botas impermeáveis, preferencialmente de cano longo, quando for andar em áreas alagadiças .

Medidas de proteção
Doenças Transmitidas por Via Respiratória | Sarampo | rubéola | caxumba | gripe | pneumonias | meningites | tuberculose | difteria | peste | histoplasmose |

Certifique-se da necessidade de vacinar-se para sarampo, rubéola, caxumba, gripe, pneumonia pneumocócica, meningite, difteria e coqueluche.
Procure evitar locais de grandes aglomerações humanas, especialmente em recintos fechados.
Evite explorações de cavernas (histoplasmose).
Procure informar-se, especialmente em estadias longas nas áreas rurais, da ocorrência local de paracocidiodomicose e histoplasmose.

Medidas de proteção
Doenças Transmitidas ou Adquiridas Através do Contato com Animais
| Acidentes com animais peçonhentos, infecções secundárias às mordeduras e raiva |

Certifique-se, de acordo com o risco presumido de exposição, da necessidade eventual de vacinação anti-rábica (esquema pré-exposição).
Evite contato direto com qualquer animal com o qual não esteja familiarizado, uma vez que até alguns tipos de borboletas e sapos possuem venenos ou toxinas que podem levar a morte.
Em praias (principalmente nas oceânicas), procure se informar sobre a presença de peixes, moluscos, celenterados (água viva, caravelas), esponjas ou ouriços do mar, que possam causar alguma espécie de dano físico com o contato direto ou ingestão.
Caso você seja mordido, arranhado ou tenha contato com saliva de animal em algum ferimento ou na boca, lave a região com água corrente e sabão e procure imediatamente assistência médica. Se o animal for doméstico (cão ou gato), procure também entrar em contato com o dono para que avise caso haja mudança de comportamento ou morte do animal. Estas medidas são fundamentais para proteção contra raiva.
Use botas, preferencialmente de cano longo, quando for andar em pequenas vilas, sítios, fazendas e florestas, para evitar acidentes com animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras) e a aquisição de verminoses.
Antes de colocar calçados, verifique sempre se não há algum animal dentro(aranhas, escorpiões, cobras e roedores).
Caso sofra algum acidente com animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras), procure imediatamente auxílio médico e não faça nenhuma tentativa de retirada da peçonha através de sucção da ferida, nem faça torniquetes.

Medidas de proteção
Doenças Sexualmente Transmissíveis
| AIDS, hepatite B, herpes genital, sífilis, gonorréia, cancro mole, linfogranuloma venéreo |

Certifique-se sobre a necessidade de vacinação para a hepatite B (única destas doenças para a qual existe vacina eficaz disponível).
Use preservativos de látex em todas as relações sexuais, como medida de proteção contra doenças transmitidas pelo contato sexual.

Postos de vacinação no Brasil

ANGRA DOS REIS – RJ (Porto)
R. do Comércio, 7 - Posto de Saúde - Tel.: (243) 65.1215
ARACAJU – SE
R. São Cristovão, 270 - 2º andar - Tel.: (79) 211.1095
BELÉM – PA
Av. Conselheiro Furtado, 1597 Tel.: (91) 222.5800 / 223.3541
BELO HORIZONTE – MG
• R. Rio de Janeiro, 1200 - Centro Tel.: (31) 224.6611
• Coordenadoria Regional: Tel.: (31) 273-7511
BOA VISTA – RR
Av. Cap. Ene Garcez, s/n - SUCAM - Tel.: (95) 224.1800
BRASÍLIA – DF
Anexo do Ministério da Saúde - 3ºandar - s/ 315 - Tel.: (61) 223.1656/
4575
CAMPINAS – SP
Aeroporto Internac. de VIRACOPOS - Tel.: (19) 725-5405
CAMPO GRANDE – MS
• Av. Calogeras, 2078 - Centro - Tels.: (67) 384-1183/1499
• R. Pedro Celestino, 1698 - Centro - Tel.: (67) 382.1135
CORUMBÁ – MS
R. Sete de Setembro, 1036 Tel.: (67) 231.2765
CUIABÁ – MT
Av. Getúlio Vargas, 685 - Tel.: (65) 382.1133 - Estação Rodoviária
Tels.: (65) 321-3236/2806
CURITIBA – PR
• Vigilância Sanitária R. Candido Lopes, 208 - 2º and. - Conj. 209 -
Centro
Tel.: (41) 232-8883 / 322-2233 Ramal 308
Horário de Atend. de 2ª a 6ª das 10:30 às 14:30 Horas
• Posto Portuário de Paranaguá Rua Manoel Bonifácio, 309 - 1º and.
Centro Tel.:(41) 423-3227
• Posto de Fronteira de Foz do Iguaçu Pte. Internacional da Amizade
Brasil/Paraguai Tel.: (45) 522-1422
• Posto Aeroportuário de Foz do Iguaçu - Aeroporto Internac. das
Cataratas
Tel.: (45) 523-3538
FLORIANÓPOLIS – SC
• Fund. Nacional de Saúde - Tels.: (48) 244-7044/1901
• R. Maz Schrann, 2179 - Estreito - Tel.: (48) 244-0977
FORTALEZA – CE
Rua dos Tabajaras, 282 - Altos - Praia de Iracema
Tel.: (85) 231-5175 - Fax: (85) 221-1102
FOZ DO IGUAÇU - PR
Posto da Fronteira do Iguaçu - Ponte da Amizade Brasil-Paraguai
GOIÂNIA – GO
R. 83, nº 41 - Setor Sul - Tel.: (62) 225.6565/6022
ILHÉUS – BA
Av. Soares Lopes, 1666 Tel.: (73) 231-1116
IMPERATRIZ – MA
Terminal Rodoviário Tels.: (98) 232-3304/3755
ITAJAÍ – SC
Av. Cel. Eugênio Müller s/n - Porto de Itajaí - Tel.: (473) 44-0722
LINHARES – ES
Av. Presidente Nilo Peçanha, 180 - Centro
JOÃO PESSOA – PB
R. Prof. Geraldo Von Shosten, s/n Jaguaribe - Prédio do Ministério da
Saúde
Térreo - Caixa Postal 346 - Tel.: (83) 221-0772
MACAPÁ – AP
Av. Feliciano Coelho, 489 - Bairro do Trem - Tels.: (96) 222-0564/3469
MACEIÓ – AL
R. Sá e Albuquerque, s/n - Jaraguá Administração do Porto
Tel.: (82) 231.1999 - R. 24 (Atende PORTOBRAS)
MANAUS – AM
R. Oswaldo Cruz, s/n - Bairro Glória - Tel.: (92) 232-1802 NATAL – RN
Av. Alexandrino de Alencar, 1402 - 2º and. - Ed. do Ministério da Saúde
Tirol Tel.: (84) 231.1177
PARANAGUÁ – PR
• R. Manoel Bonifácio, 595 Tel.: (41) 422-0594
• Centro de Saúde - Pça. João Gualberto, 636
PORTO ALEGRE – RS
R. Vigário José Inácio, 303 4º and. - Tel.: (51) 226.2244
PORTO NACIONAL – TO
Av. Gabriel José de Almeida, 1732 - Tels.: (63) 862-1924/1724
PORTO VELHO – RO
Av. Kennedy, s/n Tels.: (69) 221-0746/8473
RECIFE – PE
Av. Alfredo Lisboa, 1168 Delegacia Estadual da Fazenda Tel.: (81)
224-0217
RIO BRANCO – AC
R. Antônio da Rocha Viana Bairro Vila Ivonete Tel.: (68)
224-4981/031/0022
RIO GRANDE – RS
R. Marechal Floriano, Esq. Alm. Barroso - Ed. do INAMPS
Tel.: (532) 22-2329
RIO DE JANEIRO – RJ
• Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde
Saúde dos Portos - Setor de Vacinação - R. México, 128 - Térreo
Tel.: (21) 240-3568
Horário de atendimento: das 10:00 hs às 11:00 hs das 14:00 hs às
15:00 hs
• Aeroporto Internacional do RJ Tel.: (21) 398-3041
SALVADOR – BA
Av. Visconde de Itaboraí, 1193 - Largo de Amaralina - Cep: 41830-100
Tel.: (71) 240-0142
SÃO LUÍS – MA
Av. Beira Mar, 260 Tel.: (98) 221-1225
SÃO FRANCISCO DO SUL – SC
Av. Eng. Leite Ribeiro, 782 - Centro Tel.: (474) 44-0200
SÃO PAULO – SP
• Aeroporto de Congonhas Ala Sul próximo ao Café Jaraguá
Tel.: (11) 241-2373 2ª a 6ª das 09:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:30
hs
• Aeroporto Intern. de Cumbica Saúde dos Portos - Terminal de
Passageiro I
Piso Terreo Tel.: (11) 6445-3557 2ª a 6ª das 08:00 as 17:00 hs
• Saúde dos Portos: (Santos) Rua Frei Gaspar, 22 - 1º and. Centro
Tel.: (13) 219-1367
Atendimento 3ª e 5ª das 08:00 hs às 12:00 hs e de 13:00 hs às 17:00
hs.
• Centro de Saúde Martins Fontes Rua Luiza Macuco, 40 Tel.: (13)
232-2300
Atendimento de 2ª, 4ª e 6ª das 14:30 hs às 15:30 hs.
SÃO SEBASTIÃO – SP
Centro de Saúde de São Sebastião R. Cap. Luís Soares, 1950
Tel.: (12) 452-1000 Atendimento: às 3ª feiras, das 09:00 às 10:00 hs.
TERESINA – PI
Av. João XXIII, 1317 - Tels.: (86) 232-3995/3520 Terminal Rodoviário -
BR 343 Km 1,5 - Tel.: (86) 229-1415 R. Felix Pacheco, 1931 - Tel.:
(86) 222-5739
VITÓRIA – ES
• Rua Moacyr Strauch, 85 - Praia do Canto - Tels.: (27) 227-5570/6411
• Secretaria de Estado da Saúde Tel.: (27) 227-0717